Saiba tudo sobre o FIES 2017


INSCRIÇÃO FIES 2017: Aprenda a se inscrever agora


Inscrição FIES 2017 – O Fies, também conhecido como Fundo de Financiamento Estudantil, nada mais é do que um programa que faz parte do Ministério da Educação e é destinado para financiar a graduação na educação superior de estudantes que queiram se matricular em cursos superiores não gratuitos.
Poderão recorrer ao FIES 2017 estudantes que estiverem matriculados em cursos superiores que tiverem uma avaliação positiva nos processos que são conduzidos através do Ministério da Educação. O Fies pode ser utilizado por esses estudantes para pagamento de 25% do valor da mensalidade. Os bolsistas parciais do ProUni não participam dos processos seletivos regulares do Fies, sendo designados períodos específicos para concessão do financiamento.
Aprenda com o conteúdo a seguir todos os passos para que você possa concluir as etapas para conseguir o financiamento e não perder tempo para começar seu processo de graduação o quanto antes. Leia Agora !

Inscrição FIES 2017

Desde o ano de 2010 o FIES acabou passando a operar em fluxos contínuos, ou seja, os estudantes poderão solicitar um financiamento em qualquer período do ano letivo conforme a sua necessidade. A inscrição FIES 2017 pode ser feita através do Sistema Informatizado do FIES (SisFIES 2017).
Inscrição FIES 2017
Para realizar a inscrição Fies você precisa acessar o site do fies informando todos os seus dados solicitados, no endereço abaixo:
Já em seu primeiro acesso o estudante deverá preencher algumas informações como:
  • Seu número de cadastramento de pessoa física;
  • Data de nascimento;
  • Endereço de e-mail válido;
  • Cadastrar uma senha.
A senha que irá cadastrar deve ter no mínimo seis caracteres e no máximo dez. São aceitos números e letras, com distinção entre minúsculas e maiúsculas, ela será utilizada sempre que o estudante tiver acesso ao sistema. Caso o candidato tenha esquecido ou perdido a senha, deve recuperá–la no site do processo seletivo do Fies, no endereço eletrônico www.fiesselecao.mec.gov.br.
Os estudantes, a partir disto irão acessar o Fies e farão a sua inscrição 2017 FIES informando seus dados, do curso de interesse e instituição.

Saiba como se inscrever no FIES 2017 agora

De acordo com as regras já divulgadas, apenas podem participar do processo estudantes que não tiverem diploma de ensino superior, e que tenham feito o Enem a partir de 2010 com a nota final de pelo menos 450 pontos, e que tenha uma renda familiar bruta equivalente de 2,5 salários mínimos.
O início da inscrição FIES 2017 geralmente ocorrem a partir do começo de agosto, e a conclusão do processo ocorre em até 15 dias após o início do processo.
Inscrição FIES 2017
inscrição FIES poderá ser realizada através do portal fiesselecao.mec.gov.br onde você conta com o regulamento completo do programa, bem como os documentos que são necessários para se inscrever neste processo de seleção. Após feito, o candidato deverá pagar o boleto FIES 2017para ativar seu financiamento.
O estudante durante a sua inscrição poderá escolher a instituição bancária, e como a agência de sua preferência, sendo o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal os atuais Agentes Financeiros do Programa.
Após a divulgação dos resultados, os estudantes que são pré aprovados em uma única chamada do Fies 2017 podem ter até o dia 13 de agosto para concluir o processo de contratação de seu financiamento. Aos que ficarem em lista de espera, podem ter até dez dias corridos a partir da divulgação de sua pré seleção para finalizar a contratação de seu financiamento.
Para contratar o financiamento é exigida a apresentação de fiador. Existem dois tipos de fiança, que são elas:
  • Fiança convencional
    A fiança convencional é aquela prestada por até dois fiadores cuja renda seja igual ao dobro do valor da mensalidade paga pelo estudante.
  • Fiança solidária
    Os fiadores terão que ser constituído na mesma agência do agente financeiro escolhido, reunidos em grupo de 3 a 5 participantes não sendo exigida a comprovação de rendimentos, sendo que os estudantes não podem ser do mesmo grupo familiar e ficarão restritos a oferecer essa modalidade a apenas um grupo.

O que o candidato deve fazer após se inscrever no FIES 2017 ?

Após a conclusão da inscrições FIES 2017, o estudante deve:
  • Validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino em até 10 dias, contados a partir do dia seguinte ao da conclusão da inscrição;
  • Comparecer a um agente financeiro do Fies em até 10 dias, contados a partir do terceiro dia útil seguinte à data da validação das informações pela CPSA.
A Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento é o setor que fica  responsável pela validação das informações prestadas pelo estudante no ato da inscrição, bem como dar início ao processo de aditamento de renovação dos contratos de financiamento.
O estudante que não comparecer junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) ou ao Agente Financeiro (instituição bancária) nos prazos determinados, a inscrição será automaticamente cancelada.
Inscrição FIES 2017

A partir do momento que é assinado o contrato (lembre-se que em breve o candidato deverá fazer o aditamento FIES 2017), não há mudanças posteriores, as mudanças ocorrem apenas a partir dos próximos contratos, estes que se renovam posteriormente.

Novas Regras do Fies

Algumas alterações foram feitas nas regras do Fies 2017 e muitos estudantes não estão atentos a essas mudanças que são de extrema importância para todos os interessados, como só poderão participar do processo estudantes que ainda não tenham diploma do ensino superior, que tenham feito o Enem a partir de 2010, com nota final no mínimo de 450 pontos, e que tenham renda familiar mensal bruta per capita de até 2,5 salários mínimos. Confira abaixo outras alterações:
  • Taxa de Juros de 6,5% ao ano;
  • As áreas de engenharias, formação de professores (licenciaturas, pedagogia ou normal superior) e saúde serão prioritárias;
  • Foco serão os cursos com notas 5 e 4 no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).
  • Será priorizado o atendimento de alunos matriculados em cursos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste (excluindo Distrito Federal);
  • As mudanças só valerão para os próximos contratos;
  • Instituições participantes vão oferecer um desconto de 5% sobre a mensalidade para os estudantes com contrato do Fies;
  • O prazo para pagamento será de três vezes a duração do curso.
Agora que você já sabe todos os processos para realizar a sua inscrição Fies e concorrer a uma vaga no curso que deseja, não perca tempo e garanta já o seu caminho para graduação.

0 comentários:

Postar um comentário